Presidida por Amilton, comissão aprova diversos projetos a favor dos consumidores goianos

A Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor, que é presidida pelo deputado Amilton Filho (SD), realizou reunião híbrida na quinta-feira (23) para deliberar uma pauta de 11 projetos de lei de autoria parlamentar.

O destaque entre os projetos de lei com parecer favorável aprovado ficou com o que proíbe farmácias e drogarias de exigirem o CPF do consumidor no ato da compra, sem informar, de forma adequada e clara, sobre a concessão de desconto.

Segundo a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), o único projeto de lei com relatório pela rejeição aprovado esta tarde foi o de número 2292/20, do ex-deputado Diego Sorgatto, e trata da quitação de faturas em atraso das concessionárias fornecedoras de água e energia elétrica, antes da efetiva interrupção dos serviços, disponibilizando equipamentos para recebimento do pagamento através de cartão de débito ou crédito.

Confira os projetos de lei com parecer favorável aprovado

Processo nº 3839/19 - Deputado Delegado Eduardo Prado - Dispõe sobre a utilização de benefício oriundo de programa de milhagem ou similar oferecido pelas empresas de transporte aéreo, nos casos em que as passagens forem adquiridas com recursos do erário estadual.

Processo nº 7697/19 - Deputado Bruno Peixoto - Trata da fixação de placa informando sobre os fornecedores de carne nos estabelecimentos.

Processo nº 3872/20 - Deputado Bruno Peixoto - Estabelece que os estabelecimentos que comercializam produtos de hortifruti devem apresentar a informação dos preços na unidade de medida quilo.

Processo nº 1650/19 - Deputado Cairo Salim - Obriga as pessoas jurídicas de direito privado que atuam na realização de eventos a fornecer as informações que especifica em todos os meios de comunicação.

Processo nº 2459/20 - Ex-deputado Diego Sorgatto - Dispõe sobre o pagamento de multa pela concessionária fornecedora do serviço de água, públicas estadual ou municipal e privatizadas por descumprimento dos prazos regulamentares.

Processo nº 1363/20 - Deputado Cairo Salim - Obriga empresas de transporte intermunicipal a fornecer comprovante com justificativa quando for negada gratuidade a idoso. 

 Processo nº 1982/20 - Deputado Bruno Peixoto - Dispõe sobre a obrigatoriedade de as operadoras de planos privados de saúde fornecerem informações e documentos aos seus usuários quando negada a cobertura de exames e procedimentos. 

 Processo nº 2438/20 - Deputada Lêda Borges - Determina a disponibilização gratuita pelas operadoras de telefonia e internet móvel dos acessos a sites de comunicação, redes sociais e streaming, sem qualquer contabilização do pacote de dados dos clientes e dispõem sobre a suspensão dos serviços de telefonia e internet por inadimplência durante o período de aplicação das medidas referentes à contenção do novo coronavírus (covid-19).

Os projetos de lei com seus respectivos pareceres confirmados na tarde de hoje serão submetidos, na sequência, à deliberação do Plenário da Casa de Leis.

Palavras-chave:

Shape

Comunicação direta com você!

Nosso objetivo é estar em sintonia com todos os goianos. Vem comigo!

Shape